• ClienteSenac Franciso Matarazzo
  • Data2019
  • Parceria

    Carolina Carrillo

  • LocalSão Paulo, Brasil

Projeto de ilustração e ambientação das escadarias do Senac Francisco Matarazzo. Ilustrações de Carolina Carrillo.

Contexto
Recebemos o convite da ilustradora Carolina Carrillo para criarmos em conjunto o projeto de ambientação das escadarias da unidade Francisco Matarazzo do Senac, em São Paulo. O intuito era fazer com que as pessoas utilizassem as escadas ao invés dos elevadores para trajetos de um ou dois andares.

Desafio
O projeto deveria ser atraente para que as pessoas se sentissem estimuladas a trocar o elevador pela escada e, assim, praticar atividade física. Além de comunicar os benefícios para a saúde, o projeto deveria expressar aspectos do “jeito Senac de ensinar”, proposta pedagógica da instituição que utiliza a construção ativa do conhecimento e propõe que seus alunos ampliem sua visão crítica de mundo, participem da vida pública, assumam responsabilidade social, entre outras características. Também era importante demonstrar o convívio de diferentes pessoas e práticas no mesmo ambiente.

Solução
Segmentamos os lances de escadas para as diferentes mensagens a serem exibidas, e a frase “Um passo por vez” une o jeito Senac de ensinar com a ideia de subir cada degrau e obter um benefício físico com isso. As ilustrações, criadas pela Carolina, são alegres, estimulantes e buscam representar a diversidade de pessoas que frequentam o espaço. Além das paredes, o projeto se estendeu para as portas dos elevadores e para os degraus, que utilizamos para criar um efeito visual dinâmico para as frases e ilustrações.