• ClienteIbrasotope
  • Data2017
  • LocalSão Paulo, Brasil

Projeto gráfico para a terceira edição do Festival Internacional de Música Experimental, organizado pelo Ibrasotope.

Contexto
O Ibrasotope é um núcleo que se dedica à produção e difusão de música experimental, atuante desde dezembro de 2007. Em novembro de 2017, eles organizaram o 3º FIME – Festival Internacional de Música Experimental, com artistas nacionais e internacionais ao longo de 9 dias de programação que se espalhou por centros culturais de São Paulo. Nesta terceira edição, o festival teve como obstáculo a drástica diminuição de financiamento para a sua realização, devido aos cortes e congelamentos de verba destinada a iniciativas culturais nas esferas municipal, estadual e federal – cortes que tiveram início naquele período e se estendem até os dias atuais.

Desafio
Criar a identidade visual desta edição do evento levando em conta o cenário político em que as iniciativas culturais se encontravam, realizando seus projetos com a escassa verba que tinham em mãos. Tínhamos como premissa expressar, através do design gráfico das peças – cartaz, programa impresso e site do festival – essa coragem de realizar um evento desse porte mesmo com as adversidades que dificultaram sua produção.

Solução
Inseridos nesse contexto, optamos por seguir com a filosofia do “faça você mesmo” e criamos a fonte tipográfica usada na identidade visual do evento. Utilizamos fita adesiva para a criação das letras devido ao seu recorrente uso em cartazes de protesto – recorrência que ocorre graças à sua versatilidade, baixo custo e fácil manuseio. Para peças maiores, recriamos o número 3 em diferentes escalas, sempre fazendo uso de fitas e materiais de baixo custo – a ênfase no número também se deu com a intenção de enfatizar que pela terceira vez o festival estava sendo realizado. ​​​​​​​​​​​