Estratégia de marca e identidade visual para negócio social que leva serviços e informações de saúde a mulheres-mães em territórios populares do Rio de Janeiro. Em parceria com Gabriela Pires.

Contexto
O Mãe&Mais é um negócio social que leva serviços e informações de saúde de modo acessível, confortável e confiável para mulheres-mães e crianças na primeira infância que vivem em territórios populares do Rio de Janeiro e buscam bem-estar e dignidade no atendimento. O serviços incluem atendimento médico, psicológico e demais especialidades voltadas às mães – adolescentes e adultas – e crianças. Para as crianças também são proporcionadas atividades recreativas no momento em que a mãe está sendo atendida.

Desafio
Criar uma identidade visual que, ao mesmo tempo, transmitisse seriedade e segurança a investidores, profissionais da área de saúde e demais stakeholders, e fosse percebida como acolhedora e acessível pelas mães e crianças que usufruem do serviço.

Solução
Analisando os diferentes públicos com que a marca se relaciona, criamos 5 personas com necessidades e características variadas. Elaboramos o mapa de experiência, ou seja, quais são as ações, necessidades e sentimentos que cada uma dessas personas possuem em cada uma das etapas nas quais elas interagem com a marca; com isso, identificamos as oportunidades de diálogo com cada público. Criamos a identidade visual baseada nos pilares desenvolvidos – bem-estar, segurança e alcance – e nas necessidades de comunicação com os diferentes públicos. As ilustrações auxiliam na identificação das mães com as peças, a paleta de cores dá vida ao conjunto, enquanto a tipografia e o sistema como um todo dialogam com a ideia de solidez e confiança.