• ClienteIbrasotope
  • Data2015
  • CategoriasCartaz / Editorial
  • LocalSão Paulo, Brasil

Cartaz, programa e site do Festival Internacional de Música Experimental, organizado pelo Ibrasotope.

Folder cartaz do festival, onde a capa é coberta por um texto escrito com uma fonte ilegível. As informações do evento são escritas por cima desse texto, utilizando ele como uma malha para alinhar o conteúdo. O material é todo impresso em preto sobre quatro cores diferente de papel.

Contexto
O Ibrasotope é um núcleo que se dedica à produção e difusão de música experimental, atuante desde dezembro de 2007. Em julho de 2015, eles organizaram o FIME – Festival Internacional de Música Experimental, com artistas de 9 países em 10 dias de programação espalhadas por diversos centros culturais de São Paulo. Nesta primeira edição, o festival teve como aspecto central de sua programação a ideia de ruído, com sua multiplicidade de interpretações e significados.

Desafio
Criar – preferencialmente com custo baixo – o cartaz, o programa impresso e o site do festival, agrupando informações como biografias dos artistas, programação, informações de serviço e dos curadores.

Solução
Unificamos as duas peças principais (o cartaz e o programa), utilizando o verso do cartaz para inserir as informações programáticas, permitindo que as pessoas utilizassem o programa como poster ao fim do festival. Essa solução reduziu consideravelmente o custo de produção, uma vez que aumentamos a tiragem do material e o projeto conta com impressão em apenas uma cor. O uso de cores diferentes de papel permitiu uma maior variedade de peças.

Trabalhando o tema “ruído”, desenvolvemos uma fonte cujos caracteres são grafismos que criamos. Utilizamos textos sobre música, experimentalismo, aleatoriedade, som etc. que, ao serem escritos com essa fonte, transformam-se em texturas ruidosas e densas.