Identidade visual e site para a Dublab Brasil, satélite nacional da rádio online de música independente oriunda de Los Angeles. Acesse em dublab.com.br.

Artistas como Ligia Pape, Elifas Andreato, Waldemar Cordeiro, Lygia Clark e Emanuel Nassar – bem como tradicionais capas de discos brasileiros – foram fonte de inspiração para a identidade visual da rádio.

A partir da bandeira do Brasil, criamos os grafismos que se combinam de formas diferentes a cada composição.

O símbolo da rádio norte-americana foi mantido. Já o logotipo foi criado a partir de modificações na fonte Selvagem, do designer brasileiro Fabiano Procopio.

Contexto
A Dublab é uma rádio online que nasceu em Los Angeles (EUA) em 1999 para ajudar a difundir a música independente produzida no mundo. Concebida como um laboratório de experimentações sonoras, buscando se conectar com o espírito livre da cidade e incluindo as mais diversas vozes e estilos, a rádio hoje está presente também na Alemanha, Espanha e no Japão – cada uma com sua identidade visual e site próprios. 

Desafio
Em 2019 a rádio chega ao Brasil e os responsáveis pela empreitada brasileira nos convidaram para criar a identidade visual e o site que deveriam remeter a aspectos nacionais, sem cair em estereótipos e lugares-comuns relacionados à imagem do país. O sistema de identidade deveria abarcar uma variedade e um volume grande de postagens em redes sociais e aplicações em mídias impressas e digitais. O site, por ser o principal ponto de contato da marca – dado que é onde as pessoas acessam para ouvir a emissora – seria atualizado diariamente e fornecer fácil acesso aos controles da rádio.

Solução
Bebendo na fonte de tradicionais capas de discos brasileiros e inspirados por artistas do país — como Elifas Andreato, Ligia Pape, Waldemar Cordeiro, Lygia Clark e Emmanuel Nassar —, criamos a identidade visual da rádio. Os grafismos, provenientes da bandeira nacional, compõem uma infinidade de possibilidades de combinação nas diferentes aplicações da marca – em conjunto com a ampla paleta de cores. No logotipo utilizamos a fonte Selvagem, do brasileiro Fabiano Procopio, com algumas modificações feitas por nós. O site possui 4 diferentes combinações de cores, e exibe uma delas a cada vez que é acessado.