Estratégia e redesign da identidade visual de uma iniciativa que, desde 2011, atua na área da educação através de experiências de aprendizagem diversificadas.

Diversos símbolos e cores utilizados na identidade do Coletividad.
Três cartazes institucionais lado a lado.
Painel de composições que orientam a linguagem visual do projeto.
Bandeira do Coletividad
Pessoas em um workshop promovido pelo Coletividad com símbolos na frente.

Contexto
O Coletividad é uma iniciativa que contribui, desde 2011, para um futuro mais otimista por meio de experiências de aprendizagem nas áreas de design, empreendedorismo e tecnologia através de cursos, debates, visitas a empresas, conteúdo escrito e demais atividades.​​​​​​​

Desafio
Considerando o grande volume de conteúdo produzido pelo Coletividad, nosso principal desafio foi desenvolver, desde a estratégia, uma identidade visual que, alinhada ao propósito da marca, abrangesse as aplicações em todos os pontos de contato de forma consistente e, ao mesmo tempo, não repetitiva. Como trata-se de um redesign, deveríamos também propor algo que suprimisse aspectos deficientes da marca anterior.

Solução
O projeto abrange um sistema que possibilitou variações que mantém a consistência ao longo das diferentes aplicações. A fonte utilizada é um elemento ativo na identidade por conta da sua personalidade – presente, por exemplo, nas terminações quadradas de alguns caracteres minúsculos e nos vértices retos de alguns caracteres maiúsculos. A paleta institucional é vibrante, enquanto para as peças de divulgação de eventos possibilitamos o uso de novas paletas decorrentes das imagens inspiracionais criadas exclusivamente para essas peças. Com o intuito de dar versatilidade à marca, viabilizamos a criação de novos símbolos seguindo um conjunto de regras visuais, sendo aplicados no lugar da letra “o” do logotipo, ou isoladamente em redes sociais e produtos.

Confira também um texto mais detalhado sobre o processo de criação no Medium do Coletividad: https://medium.com/nossa-coletividad/uma-nova-fase-uma-nova-identidade-visual-22d99615240a