• ClienteSesc Pompeia
  • Data2019
  • LocalSão Paulo, Brasil

Projeto gráfico para a mostra cênica Aquilombar – Ocupação Preta, que aconteceu no Sesc Pompeia dentro do contexto do projeto “Do 13 ao 20: (Re)existência Negra”.

Contexto
O Brasil foi um dos últimos países colonizados a abolir a escravatura na América. Como forma de resistência a esse sistema escravocrata, a população negra criou comunidades onde podiam exercer sua cultura livremente e se organizar de forma sustentável. Esses espaços foram chamados de quilombos e são muito importantes para a resistência da cultura de matriz africana dentro do Brasil.

O verbo “Aquilombar” vem da ideia de tornar o quilombo uma ação como forma de manter viva a luta de nossos ancestrais e fortalecer o nosso futuro como afrodescendentes dentro de um país estruturalmente racista. Como forma de levantar esse problema, o Sesc São Paulo organizou em suas unidades o evento “Do 13 ao 20”, que discutiu questões raciais e da cultura negra. A mostra cênica Aquilombar, ocorrida no Sesc Pompeia, está inserida nesse contexto.

Desafio
Criar o projeto gráfico do livreto da mostra, abarcando diferentes coletivos de teatro que se apresentaram ao longo do mês de novembro no Espaço Cênico do Sesc. O material deveria servir como guia da programação de espetáculos, além de conter textos acadêmicos e informações sobre os coletivos e as peças.

Solução
O projeto gráfico desenvolvido teve como elemento norteador o círculo, presente no nome da mostra e nos grafismos criados. Ao ser totalmente preenchido, o círculo faz alusão à união e à força coletiva presentes nos quilombos. Os grafismos criados utilizando retículas indicam esse movimento de adensamento para os quilombos e também remetem ao espaço cênico, onde as pessoas se reúnem em volta de uma arena.