Cliente

A Espiral de Bukowski

Data

2015

Categorias

Local

São Paulo, Brasil

Encarte para o primeiro CD do duo de música experimental A Espiral de Bukowski.

Contexto
A Espiral de Bukowski é o projeto de “on-the-spot-music” do duo Cesar Zanin e Mariana Cetra (ex-integrantes das bandas paulistanas Magic Crayon e Fotograma). Seu som é o experimentalismo total a serviço da música feita na hora, inspiracional: síntese, manipulação de frequências, timbres e efeitos, samples, loops, teclados entupidos de efeitos, com melodias doces soterradas. Não há ensaios e os sons são construídos artesanalmente, tudo “sincronizado” manualmente.

Desafio
Fomos chamados para criar o projeto gráfico do seu primeiro disco físico, que deveria traduzir visualmente o aspecto lisérgico presente nas músicas do duo.

Solução
Partimos do princípio de que a experiência do espectador com o objeto CD deveria causar estranhamento e diferentes leituras de acordo com a distância do material. Pesquisamos a respeito de alucinações visuais e ilusões de ótica, e a solução encontrada foi selecionarmos, junto ao duo, uma frase icônica de Charles Bukowski e criarmos uma composição em que a frase só pode ser lida à partir de uma determinada distância.

Trabalhos relacionados: