Identidade visual e projeto editorial para a 44ª edição do Festival Sesc Melhores Filmes, mais antigo festival de cinema de São Paulo. Em parceria com Pedro Veneziano.

Contexto
O Festival Sesc Melhores Filmes é o mais antigo e um dos mais tradicionais festivais de cinema de São Paulo, e oferece oportunidade ao público de ver ou rever o que passou de mais significativo pelas telas da cidade no ano anterior ao evento. Criado em 1974, em meio à ditadura, os filmes são escolhidos democraticamente por meio de votação – formato importante dado o período em que o festival foi lançado. A votação se divide entre público e júri especializado, composto por críticos e jornalistas de todo o Brasil.

Desafio
Nosso desafio foi criar uma identidade visual icônica e que fosse uma das possíveis expressões visuais do papel que o Festival desempenha, buscando novos simbolismos para o que o cinema pode representar.

Solução
Partindo do mote “o cinema é um multiplicador de visões” – encontrado em um anúncio de 2008 do próprio CineSesc – e na ideia de que um filme é composto por diferentes partes, criamos um conjunto de ilustrações formadas por 44 peças dispostas de maneiras diferentes. Essas diferentes combinações reforçam a multiplicidade do cinema, que permite que cada filme seja único e propicie diferentes interpretações. A peça matriz que forma as imagens é derivada do logotipo utilizado pelo Festival desde 2016, criado pelo estúdio Bloco Gráfico. Além das múltiplas composições que o sistema proporcionou, ele foi pensado de forma a gerar possibilidades em movimento para uso em redes sociais e na vinheta. Desenvolvemos também o catálogo, guia de bolso, cartazes e demais materiais para a divulgação do Festival.